Tarok nova picape da Volkswagen chega com 4 vantagens sobre Toro e Montana

Tarok: nova picape da Volkswagen chega com 4 vantagens sobre Toro e Montana

A Volkswagen está prestes a movimentar o mercado de picapes com a chegada da nova Tarok, um modelo que, mesmo antes do lançamento oficial, já promete abalar a liderança de nomes como Fiat Toro e Chevrolet Montana. Com tecnologias atualizadas, soluções inteligentes e visual arrojado, a picape da VW se destaca em pelo menos quatro pontos-chave frente às concorrentes.

Confira a seguir os diferenciais que colocam a Volkswagen Tarok à frente da Toro e da Montana, e entenda por que ela pode ser a nova queridinha do público brasileiro.


1. Motorização moderna com sistema híbrido leve

Enquanto a Montana é equipada com motor 1.2 turbo de 141 cv e a Toro conta com motor 1.3 T270 flex de até 185 cv, a Tarok deve chegar com o moderno motor 1.5 turboflex com tecnologia híbrida leve (mild hybrid).

Essa solução combina desempenho equilibrado com maior eficiência no consumo de combustível, aproveitando o sistema elétrico para reduzir o esforço do motor a combustão em momentos estratégicos — como nas arrancadas e retomadas. Mesmo entregando cerca de 150 cv, a motorização promete mais economia no dia a dia, o que pode pesar a favor da VW na decisão de compra.


2. Suspensão preparada para carga pesada

A Tarok deve ser equipada com suspensão traseira com eixo rígido e feixe de molas semi-elípticas, semelhante às soluções usadas em picapes de porte maior. Essa escolha garante maior robustez e capacidade de carga, um diferencial para quem realmente usa a caminhonete como ferramenta de trabalho.

Comparando:

  • Volkswagen Tarok: carga estimada de até 1.000 kg
  • Fiat Toro: capacidade de até 750 kg
  • Chevrolet Montana: capacidade de até 600 kg

Ou seja, a VW aposta em um perfil mais utilitário e resistente, sem abrir mão do conforto para os ocupantes.


3. Design ousado com identidade Volkswagen

Em termos de design, tanto Toro quanto Montana já conquistaram o público com traços modernos e presença forte. Mas a Tarok deve elevar o padrão, adotando a nova linguagem visual da marca, inspirada em modelos como o SUV Tera.

Entre os principais destaques previstos:

  • Faróis de LED em posição elevada
  • Grade frontal robusta com entradas de ar agressivas
  • Teto solar panorâmico
  • Acabamentos modernos e tecnológicos
  • Caçamba com sistema de amortecimento

O conjunto deve agradar tanto o consumidor urbano quanto o rural, combinando estilo e funcionalidade.


4. Banco traseiro rebatível com integração à caçamba

A Volkswagen também aposta na versatilidade interna com o sistema de banco traseiro rebatível, que permite estender o espaço da caçamba para dentro da cabine. Essa configuração amplia a capacidade de transporte para objetos longos, como tábuas, tubos ou até bicicletas.

Embora não seja uma novidade absoluta no mundo automotivo, nenhuma das concorrentes diretas oferece esse recurso de forma integrada — o que pode ser um grande diferencial no uso prático da Tarok.


Tarok vs Toro vs Montana: quem leva vantagem?

RecursoVolkswagen TarokFiat ToroChevrolet Montana
Motorização1.5 turbo + híbrido leve1.3 turbo T270 (185 cv)1.2 turbo (141 cv)
Capacidade de cargaAté 1.000 kgAté 750 kgAté 600 kg
Suspensão traseiraEixo rígido com molasIndependente multibraçoEixo de torção
Banco traseiro rebatívelSimNãoNão
Design com teto solar e LEDSim (esperado)Sim (versões topo)Sim (versões topo)

Conclusão: Tarok pode ser a nova referência em picapes médias-compactas

A Volkswagen Tarok ainda não chegou às concessionárias, mas já nasce com potencial de desbancar modelos consolidados como Toro e Montana. Com soluções que combinam robustez, economia, tecnologia e versatilidade, ela pode atender tanto o público urbano quanto o rural — com vantagem em segmentos como capacidade de carga e eficiência mecânica.

Se a VW acertar no preço, o mercado pode se preparar para uma nova líder entre as picapes intermediárias.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *