Stellantis confirma produção de carros híbridos no Brasil

Stellantis confirma produção de carros híbridos no Brasil a partir de 2026: Peugeot 3008, Compass e Toro estão no radar

Primeiros modelos com sistema Bio-Hybrid serão produzidos em Goiana (PE) e marcam nova fase eletrificada da indústria nacional

A Stellantis anunciou oficialmente que vai iniciar a produção de veículos com motorização híbrida em sua fábrica de Goiana (PE) a partir de 2026. O primeiro modelo será equipado com a tecnologia Bio-Hybrid MHEV de 48 Volts, que combina eficiência, desempenho e menor emissão de poluentes. A iniciativa faz parte do plano estratégico da montadora para eletrificação gradual de seus modelos até 2030 no Brasil.

O modelo exato ainda não foi revelado, mas fortes indícios apontam para Jeep Commander ou Fiat Toro, ambos já produzidos na planta pernambucana. A grande novidade, no entanto, é a confirmação de que a nova geração do Peugeot 3008 será feita no Brasil com motorização híbrida, utilizando a moderna plataforma STLA Medium.

O que muda com a chegada do Peugeot 3008 híbrido ao Brasil?

O novo Peugeot 3008 nacional será lançado com sistema híbrido convencional (HEV), descartando, pelo menos por enquanto, a versão 100% elétrica. O modelo fará parte de um conjunto de SUVs que compartilham plataforma, como o novo Jeep Compass, cuja estreia está programada para o primeiro trimestre de 2027.

A produção local é estratégica: ao adotar a mesma arquitetura da nova geração de veículos do grupo, a Stellantis consegue otimizar custos e ganhar escala de produção, facilitando a nacionalização de tecnologias híbridas.

Conheça o sistema híbrido MHEV de 48 Volts com câmbio e-DCT

A grande inovação tecnológica dos modelos que estreiam em 2026 está no uso da nova plataforma Bio-Hybrid com transmissão e-DCT (dupla embreagem) e sistema elétrico de 48 Volts. Veja os principais destaques:

  • Dois motores elétricos: um substitui o alternador e o motor de partida; o outro, acoplado ao câmbio, entrega 28 cv e 5,6 kgfm de torque.
  • Motor a combustão 1.3 Turbo Flex: o mesmo da linha atual, com 176 cv e 27,5 kgfm de torque.
  • Transmissão automatizada de 7 marchas (e-DCT), com dupla embreagem e torque suportado de até 35,6 kgfm.
  • Bateria de 48 Volts com 0,9 kWh de capacidade, instalada sob o banco do motorista.

Esse conjunto híbrido proporciona modo de condução totalmente elétrico em baixa velocidade, além de funções inteligentes como:

  • Boost Assist: entrega torque extra com energia elétrica;
  • Coasting: desacopla o motor térmico em descidas ou desacelerações, otimizando o consumo.

Novidades confirmadas para 2026 e 2027: quais modelos receberão a motorização híbrida?A linha Bio-Hybrid da Stellantis será incorporada aos principais modelos da marca no Brasil:

2026: estreia da motorização MHEV 48V em um SUV médio – provável Commander ou Toro;

  • 2027: lançamento da nova geração do Jeep Compass híbrido e produção do Peugeot 3008 HEV nacional;
  • Final de 2026: o Jeep Renegade também será atualizado com novo visual e sistema híbrido leve.

Com isso, a Stellantis reforça seu compromisso com a descarbonização e prepara o terreno para uma linha completa de modelos eletrificados, equilibrando eficiência, performance e custo competitivo.

Por que isso importa para o consumidor brasileiro?

A eletrificação veicular caminha a passos largos, e a produção local de modelos híbridos representa uma oportunidade de acesso a tecnologias avançadas com menor impacto ambiental e preços mais competitivos. Além disso, os novos modelos trarão:

  • Economia de combustível em uso urbano;
  • Menor emissão de CO₂, especialmente em modo híbrido leve;
  • Desempenho melhorado com torque elétrico auxiliar.

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