O mercado brasileiro de carros elétricos está crescendo, mas um fator ainda assusta muitos compradores: a forte desvalorização de alguns modelos. Nos últimos 12 meses, diversos veículos eletrificados perderam valores expressivos de revenda, com quedas superiores a R$ 100 mil em alguns casos.
Se você está pensando em comprar ou vender um carro elétrico, vale a pena conferir os modelos que mais perderam valor recentemente no Brasil, segundo dados atualizados de mercado.
TOP 10 carros elétricos que mais desvalorizaram no Brasil
A seguir, confira os 10 modelos com maior queda de valor entre abril de 2024 e abril de 2025, incluindo ficha técnica e os valores antes e depois:
1. BYD Han 2023
🔻 Perda: R$ 129.526
💰 De R$ 464.156 para R$ 334.630
⚡ 517 cv | 🔋 85,4 kWh | 🛣️ Autonomia: 349 km (Inmetro) / 512 km (BYD)
2. BYD Tan EV 2023
🔻 Perda: R$ 89.051
💰 De R$ 423.681 para R$ 334.630
⚡ 517 cv | 🔋 86,4 kWh | 🛣️ Autonomia: 309 km (Inmetro)
3. Mercedes-Benz EQA 250 2023
🔻 Perda: R$ 87.442
💰 De R$ 398.775 para R$ 311.333
⚡ 190 cv | 🔋 66,5 kWh | 🛣️ Autonomia: 304 km
4. Volvo C40 Twin Ultimate 2023
🔻 Perda: R$ 72.884
💰 De R$ 323.745 para R$ 250.861
⚡ 408 cv | 🔋 78 kWh | 🛣️ Autonomia: 420 km
5. Nissan Leaf 2023
🔻 Perda: R$ 68.479
💰 De R$ 205.200 para R$ 136.721
⚡ 149 cv | 🔋 40 kWh | 🛣️ Autonomia: 272 km
6. Renault Megane E-Tech 2024
🔻 Perda: R$ 67.106
💰 De R$ 251.937 para R$ 184.831
⚡ 220 cv | 🔋 60 kWh | 🛣️ Autonomia: 337 km
7. Chevrolet Bolt EUV 2023
🔻 Perda: R$ 54.790
💰 De R$ 242.870 para R$ 188.080
⚡ 203 cv | 🔋 66 kWh | 🛣️ Autonomia: 377 km
8. BMW i3 Full 2022
🔻 Perda: R$ 49.051
💰 De R$ 214.232 para R$ 165.181
⚡ 170 cv | 🔋 42,2 kWh | 🛣️ Autonomia: 335 km
9. JAC iEV330P 2023
🔻 Perda: R$ 33.899
💰 De R$ 309.539 para R$ 275.640
⚡ 150 cv | 🔋 67,2 kWh | 🛣️ Autonomia: 320 km
10. Fiat 500e 2022
🔻 Perda: R$ 19.887
💰 De R$ 154.499 para R$ 134.612
⚡ 118 cv | 🔋 42 kWh | 🛣️ Autonomia: 227 km
Por que tantos carros elétricos estão desvalorizando no Brasil?
A expressiva desvalorização dos elétricos no Brasil é resultado de diversos fatores:
- Baixa demanda no mercado de usados: Ainda há incerteza sobre manutenção, peças e autonomia.
- Avanço tecnológico acelerado: Novos modelos chegam com mais alcance e recursos, tornando os atuais rapidamente “obsoletos”.
- Queda nos preços de 0 km: Algumas montadoras reduziram valores para competir com marcas chinesas — afetando diretamente o valor dos seminovos.
- Infraestrutura de recarga ainda limitada: Isso desestimula compradores fora de grandes centros urbanos.
Vale a pena comprar um elétrico usado?
Se você busca custo-benefício e não se importa com desvalorização futura, sim. Os modelos citados oferecem muita tecnologia por valores bem abaixo do original. No entanto, é importante considerar:
- Garantia da bateria
- Custo de peças e assistência técnica
- Autonomia real no uso urbano e rodoviário